YANO-retinopatia-hipertensiva

A RETINOPATIA HIPERTENSIVA é um distúrbio de visão que ocorre quando a pressão arterial torna-se extremamente elevada, como nos casos de hipertensão grave, hipertensão maligna e toxemia gravídica.

Os exames fundoscopia e oftalmoscopia direta e indireta permitem que as alterações causadas pela hipertensão sejam diagnosticadas precocemente. A fundoscopia também permite avaliar os danos em outros órgãos alvo, além de fornecer informações sobre a severidade da doença.

Outra complicação decorrente da hipertensão é a obstrução da circulação sanguínea retiniana. A veia central retiniana é o principal vaso sanguíneo que transporta o sangue a partir da retina. A sua obstrução faz com que as veias menores da retina fiquem congestionadas e tornem-se tortuosas. Assim, a superfície da retina torna-se congesta e edemaciada e pode ocorrer um escape de sangue no olho.

A obstrução da circulação sanguínea retiniana ocorre, principalmente, em indivíduos idosos com histórico de Glaucoma, Diabetes, Hipertensão Arterial ou doenças que provocam alterações na coagulação do sangue. A obstrução da veia retiniana provoca perda de visão indolor e evolui muito mais lentamente do que os casos de obstrução da artéria retiniana.

As alterações permanentes da visão por causa da Hipertensão incluem, ainda, o crescimento de novos vasos sanguíneos anormais na Retina e o desenvolvimento do Glaucoma. A angiografia com fluoresceína é outro exame que auxilia o oftalmologista a determinar a extensão da lesão e o melhor plano terapêutico para cada paciente. Em muitos casos, o tratamento com laser pode
ser utilizado para destruir os vasos sanguíneos anormais.

Na consulta oftalmológica do paciente hipertenso, outra queixa comum é o aparecimento de Moscas Volantes, que podem ser descritas como pontos pretos, manchas escurecidas ou fios que se assemelham às teias de aranha, observados principalmente quando o paciente olha para uma parede branca ou para o céu claro.

Para mais informações, consulte nosso oftalmologista (63) 3214.6800.
Consultas regulares evitam complicações.