YANO-pterigio

O PTERÍGIO é uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento têm um papel importante.

Além do olho vermelho, o PTERÍGIO causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. O PTERÍGIO pode levar à perda da visão, ou à redução da qualidade da visão; sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos.

Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao sol, vento, poeira, têm mais chance de desenvolverem PTERÍGIO.  Uma medida preventiva de grande importância é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Pessoas que andam de moto, ou mesmo de carro, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. O uso de lágrima artificial nestes casos é aconselhável. Esses cuidados podem diminuir o risco de progressão e os sintomas desconfortáveis do PTERÍGIO que já se desenvolveu.

O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que o aspecto estético não é satisfatório e os sintomas são severos.

Para mais informações, consulte nosso oftalmologista (63) 3214.6800.
Consultas regulares evitam complicações.